terça-feira, 4 de agosto de 2009

ATIVIDADES DA UNIDADE 2

Ativ1_ unid2

A atividade propõe que cada cursista navegue em hipertexto e, em seguida, troque impressões com seus colegas de dupla. Depois, cabe a você reunir todo o grupo para uma discussão da experiência. Poste também no blog as atividades postadas na BIBLIOTECA.Ativ2_unid2A atividade provoca os cursistas para outra nova experiência: que tal aprender sobre hipertexto por meio de hipertexto? A idéia é navegar pela página da Wikipédia que trata de hipertexto. Ao terminar a navegação, escreva um pequeno texto de 250 a 300 palavras relatando suas impressões. Deve publicá-lo na BIBLIOTECA do curso, material do aluno no tema: Atividade 2.2, no subtema: Coisas importantes e significativas.Após a conclusão da atividade, converse com os colegas sobre a experiência que viveram. O texto da unidade apresenta algumas perguntas instigadoras do debate, mas não é necessário que os cursistas respondam efetivamente.

Ativ3_unid2

Ao longo da atividade 3, o cursista é levado passo a passo a construir um hipertexto e, no fim, a salvá-lo em sua pasta, colocando-o disponível para ser lido e comentado pelos colegas na área de compartilhamento de produções(blog). Publique-o na BIBLIOTECA no tema: Atividade 2.3, no subtema: Impressões sobre experiências de navegação.

Ativ4_unid2

O cursista deverá dirigir-se ao ambiente de compartilhamento de produções e escolha, leia e comente alguns trabalhos dos colegas no FÓRUM, tema: Impressões sobre experiências de navegação. Depois deverá rever o seu próprio trabalho, aceitando ou refutando as críticas dos colegas e, se julgar pertinente, modificando seu texto original.

Ativ5_unid2

Essa atividade é a criação de portfólio, que no nosso caso é o blog.Postar no fórum o endereço do seu blog.

Ativ6_unid2

Nesta atividade, em dupla ou trio, planejem usar, em sala de aula, alguns dos recursos aprendidos nas semanas anteriores. Sugerem-se exemplos de atividades, como criação de paginas pessoais com links para coisas que tenham interesse na internet ou navegação e pesquisa na Internet. Para esta atividade indicamos duas leituras:a) O texto Leituras sobre hipertexto. Disponível em http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Leituras%20sobre%20hipertexto.pdf b) Contornos arquitetônicos – parte de um hipertexto criado por Maria Helena Pereira Dias que descreve com algum detalhe o que é um hipertexto e discute sua utilização no contexto educacional. Disponível em: http://www.unicamp.br/~hans/mh/arquitet.html Para planejar a atividade, não esqueça que devem constar do planejamento:a) Objetivos de aprendizagem – o que se pretende que os alunos venham a ser capazes de fazer após a atividade;b) Atividades – as etapas das atividades, que devem ser claramente definidas;c) Recursos necessários – identificação e listagem dos recursos necessários, disponibilidade para uso, como utilizá-los;d) Citar as competências e conhecimentos prévios – dos alunos necessários para participar da atividade;e) Formas de avaliação – como será verificado se a atividade atingiu seu objetivo?Esta atividade será salva por ex: ativ6_reila_unid2, a mesma deve ser postada na Biblioteca, Material do Aluno, tema: Atividade 6, subtema: Planejando atividades com hipertexto. Vá ao Fórum: Análise dos trabalhos dos colegas, e analise o trabalho de um grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário